FIFA, FIFPro e Interpol contra manipulação de partidas

Leave a Comment

Uma campanha global conjunta da FIFA, FIFPro e Interpol para combater a manipulação de partidas foi lançada hoje no Congresso da FIFPro em Tóquio. O objetivo é elevar a conscientização sobre os perigos da manipulação de partidas, fornecer exemplos positivos para os jogadores e ensinar a eles - e a todos os outros membros da família do futebol - a reconhecer, resistir e denunciar tentativas de manipulação de partidas.

FIFproPara começar a campanha conjunta, as três organizações estão distribuindo aos jogadores um DVD produzido pela Interpol com ferramentas importantes para combater a manipulação de partidas de maneira estritamente confidencial.

"O dia de hoje marca o início de uma abordagem coordenada de três organizações globais na luta contra a manipulação de partidas", disse o secretário-geral da FIFPro, Theo van Seggelen. "A Interpol, a FIFA e a FIFPro já iniciaram iniciativas importantes no passado. Concentrando nossos recursos, podemos levar nossos esforços para proteger a integridade do futebol e seus atores a um novo nível. Com este DVD, queremos dar um impulso muito importante no debate sobre como tratar e relatar a manipulação de partidas."

"Estamos satisfeitos em juntar forças com a FIFPro e nossa parceira Interpol para divulgar esta iniciativa", afirmou o secretário-geral Jérôme Valcke. "O DVD lançado hoje como parte da campanha dá aos jogadores uma mensagem clara: precisamos de vocês e apoiamos vocês. Pedimos que os participantes do futebol contribuam para promover a transparência e a integridade por meio de vigilância e senso de responsabilidade, e ajudem a proteger o futebol."

"Quando qualquer investigação de uma possível manipulação de partidas começa, o prejuízo já foi causado, e por isso é essencial que seja reforçada a primeira linha de defesa, que são os jogadores e outros que controlam o que acontece em campo", disse o secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble. "Até a menor e aparentemente insignificante decisão pode ter enormes consequências. Este DVD é importante para elevar a conscientização sobre a determinação e a facilidade com a qual redes de crime organizado atingem pessoas que podem acabar presas em uma espiral da qual não podem escapar."

O DVD mostra jogadores como Frank Lampard, Sole Aluko e Kolo Touré, além de dois jogadores que foram abordados por manipuladores de partidas. O vídeo de 15 minutos será usado para desenvolver novos programas de treinamento de integridade. Também pode ser incorporado a programas existentes por meio das federações afiliadas e sindicatos de jogadores.

A campanha representa o compromisso da FIFA, FIFPro e Interpol com um trabalho conjunto e proativo para extinguir a manipulação de partidas de todos os níveis do futebol. Mesmo que voltada primeiramente aos jogadores, a campanha também pretende alcançar todas as partes envolvidas, entre elas treinadores e árbitros, bem como dirigentes de clubes e federações.

Esta é a continuação de diversas medidas implementadas independentemente pela FIFA, FIFPro e Interpol na luta contra a manipulação de partidas, como o sistema confidencial de denúncias da FIFA e a iniciativa "Don't Fix It" da FIFPro, bem como uma série de programas como os programas de e-learning promovidos pela FIFA e Interpol como parte de sua parceria de dez anos.

0 comentários:

Postar um comentário

O QUE É BOM ESTÁ NO BOLA
aqui você ver tudo que acontece no mundo do futebol
Leia na página: "ABOUT" - Termos e Condições - antes de fazer seu comentário