Crise política pode alterar local de Honduras x EUA

Leave a Comment

Com o caos político continuado que estamos vendo em Honduras, existe a possibilidade de que uma partida crucial para os Estados Unidos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, por enquanto marcada para o país centro-americano, em 10 de outubro, seja transferida a outro local.

O presidente derrubado de Honduras, Manuel Zelaya, retornou furtivamente à capital, Tegucigalpa, e se refugiou na embaixada brasileira na cidade. A crise levou ao fechamento de todos os aeroportos de Honduras, à imposição de um toque de recolher e à criação de bloqueios rodoviários. A única maneira de entrar no país é por terra, via El Salvador.

A calamidade despertou dúvidas sobre a segurança da seleção de futebol dos Estados Unidos caso a equipe tenha de viajar ao país para a partida, a ser realizada na cidade de San Pedro Sula, o centro industrial hondurenho e segunda maior cidade do país.

A decisão final deve ser tomada pela Fifa, a organização que dirige o futebol mundial, e pela Concacaf, que comanda o futebol na América do Norte, América Central e Caribe, e organiza as Eliminatórias que incluem a partida entre Estados Unidos e Honduras.

"Estamos evidentemente acompanhando a situação de perto, e discutindo com os dirigentes responsáveis, na Fifa e na Concacaf, que devem determinar se o jogo será transferido ou não para fora de Honduras", disse Neil Buethe, porta-voz da Federação de Futebol dos Estados Unidos, em entrevista telefônica.

Caso a partida seja transferida, a primeira opção da Fifa deve ser um país vizinho na América Central, possivelmente a Guatemala. Existe também a possibilidade de mudança para uma cidade dos EUA, ainda que a partida continue a ser contada como jogo em casa para a seleção de Honduras, que terá o controle da bilheteria.

Honduras contava com forte torcida presente no estádio, em agosto, contra os Estados Unidos, em Chicago, pelas Eliminatórias. Mas no momento essa opção parece menos plausível do que transferir o jogo a outro país da América Central.

Existem precedentes para a transferência de uma partida de Eliminatórias. Em dezembro de 1996, os americanos enfrentaram a Guatemala em El Salvador, campo neutro, depois que um tumulto no estádio da Cidade da Guatemala, dois meses antes, havia causado 84 mortes.

Zelaya foi deposto em 28 de junho, em Honduras, em função de preocupações das forças armadas, dos tribunais e do Legislativo quanto à possibilidade de que estivesse planejando prorrogar seu mandato presidencial para além do período previsto na constituição.

Com duas partidas restantes para cada seleção nas Eliminatórias, os Estados Unidos, com cinco vitórias, duas derrotas e um empate, lideram o torneio da Concacaf, com 16 pontos. Honduras, com quatro vitórias, três derrotas e um empate, ocupa a terceira posição, com 13 pontos.

Os três primeiros colocados se classificam para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e o quarto disputará uma partida de repescagem contra o quinto colocado nas Eliminatórias Sul-Americanas.

0 comentários:

Postar um comentário

O QUE É BOM ESTÁ NO BOLA - INSCREVA-SE

Esportes, Músicas, Curiosidades, Tutorias, Dicas e muito mais...
deixe seu like, comente, compartilhe e ative as notificações

Leia na página: "ABOUT" - Termos e Condições - antes de fazer seu comentário.